Histórico | Berco Udler

 em Iluminação

Nascido na Ucrânia, Berco Udler chegou ao Brasil com os pais em 1930, e ao longo da juventude, dedicou-se ao fomento da arte e da cultura. Em 1946, foi Sócio Fundador do Clube dos artistas de São Paulo, e no ano de 1949, trabalhou como caricaturista do Diário da Noite, onde publicou seu primeiro álbum Dez Gravuras em Linóleo, com prefácio de Sérgio Milliet.

Durante a trajetória, Udler viveu 6 meses na casa do poeta Pablo Nerruda, em Santiago do Chile. Mais tarde, foi aluno do pintor Di Cavalcanti, com quem passou 1 ano se aperfeiçoando. Valorizado por importantes críticos de arte, como Sérgio Milliet e Tatiana Belink, Berco realizou exposições por São Paulo, Rio de Janeiro, Cuba, Santiago, Montevidéu, entre outros, consagrando-se como uma sólida esperança em sua época.

Gravura Assinada na Chapa – (A) 41cm x (L) 52cm sem moldura

Destaque no mundo das artes entre os anos 1940 e 1960, Berco Udler foi desenhista, gravador, publicitário e pintor. Como artista, buscou alinhar-se as tendências contemporâneas, tendo como inspiração a cultura brasileira retratada por Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

Dentre suas exposições, podemos citar:

– 1963: 7° Bienal Internacional de São Paulo na Fundação Bienal;

– 1969 a 1971: 1° ao 3° Panorama de Arte Atual Brasileira no MAM/SP

Valorizando os movimentos da vanguarda que buscavam a modernização do Brasil, Berco organizou mostras, eventos e campanhas a fim de disseminar a cultura nacional em outros países. Mais tarde, publicou seus trabalhos em álbuns de própria autoria, conhecidos como Meninos, Namorados e Morte (1968), Namorados (1971).

Gravura Assinada na Chapa – (A) 55cm x (L) 36cm sem moldura


E você, quer visitar e conhecer a galeria e o showroom de iluminação da Pier Light and Art?

Envie um Whatsapp para (11) 9.4542-8756 ,ou então, um inbox em nosso Facebook/Instagram.

Faça  parte desse grupo seleto de clientes e conheça nossas peças no site!!!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário