Histórico | Aldemir Martins
Nascido em Aurora, Ceará, Aldemir Martins foi pintor, gravador, ilustrador, escultor, desenhista e artista plástico brasileiro. Ainda jovem, no colégio militar, mostrou talento para a arte e foi escolhido como monitor de desenho da classe. Curiosamente, serviu o exército entre 1941 e 1945, onde venceu o concurso das oficinas de material bélico, recebendo a patente de “cabo pintor”.
Em seus desenhos, gravuras e quadros nota-se uma valorização da brasilidade, retratada por meio de traços vibrantes e cores fortes. A natureza, gatos, frutas e paisagens são temas recorrentes retratados pelo artista, remetendo estilo e originalidade.
Em 1941, criou com Mário Baratta, Antonio Bandeira, Raimundo Cela e Inimá de Paula o grupo Artys e o Centro Cultural de Belas Artes, em Fortaleza, que mais tarde viria a ser o SCAP (Sociedade Cearense de Artistas Plásticos), um espaço de exposições permanentes e curso de arte. Na mesma época, realizou sua primeira exposição no 2° Salão de Pintura do Ceará, enquanto também atuava como ilustrador nos jornais de Fortaleza.
Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a ganhar renome mundial ao participar de uma coletiva realizada no Salão Nacional de Belas Artes. No ano seguinte, teve sua primeira mostra individual, na seção paulista do Instituto dos Arquitetos do Brasil.
Aldemir Martins esteve nos principais salões de arte do país e foi reconhecido com vários prêmios durante sua trajetória, como exemplo o de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna. Em 1949, fez o curso de história da arte com Pietro Maria Bardi e mais tarde, tornou-se monitor do Masp, onde também estudou gravura com Poty Lazzarotto.
E você, quer visitar e conhecer a galeria e o showroom de iluminação da Pier Light and Art?
Envie um Whatsapp para (11) 9.4542-8756 ,ou então, um inbox em nosso Facebook/Instagram.
Faça parte desse grupo seleto de clientes e conheça nossas peças no site!!!